Voltar a la página principal de PsicoMundo Brasil
Lançamento de Livros

O eu e o corpo

Lazslo Antonio Avila

Editora Escuta e Livraria Pulsional convidam para o coquetel de lançamento do livro O seu e o corpo, de Lazslo Antonio Avila.
Data: 19 junhio 2004 - sábado - Horario: das 11:00 hs as 13:30 hs
Local: Livraria Pulsional - Rua Dr. Homem de Mello, 446
05007-001 Sao Paulo, SP
Tel: (11) 3672.8345 - 3865.8950

Apesar de determinadas tentativas de "naturalizar" a mente e converter a psiquiatria e a psicologia clínica em ramos das neurociências, a medicina psicossomática se recusa a desaparecer. Ela pode vir a ser o último bastião para uma visão dos transtornos mentais e físicos como patologias da pessoa em vez de patologias do corpo. Todas as escolas de medicina psicossomática coincidem na perspectiva de que as queixas mentais são um componente essencial (como sintomas ou causas) das doenças físicas.

G. E. Berrios
University of Cambridge Inglaterra

 

A convicção de que o corpo é matéria e a mente é substancialmente sem substância determina, de forma marcante, a natureza da medicina científica, permitindo que essa realize operação epistemológica pela qual o corpo passa a ser seu objeto. Esse pressuposto provocou conseqüências avassaladoras na medicina. É por meio dele que os médicos se afastam da pessoa, não lhe dando relevância, enquanto o corpo material adquire toda a sua atenção objetiva.

            Essa operação é possível na medida em que corpo e mente se separam numa certa tradição da civilização Ocidental e esta separação é apropriada pela ciência, pela recusa da subjetividade.

            Porém, como observa German Berrios, na introdução deste excelente livro escrito por Lazslo Antonio Ávila, apesar disso, a medicina psicossomática se recusa a desaparecer e a pessoa, então, não só é lembrada como é central para esta prática médica.

            A história deste livro pode ser assim resumida: após a publicação de Doenças do corpo e doenças da alma: investigação psicossomática psicanalítica (Escuta, 2002) que discutia a prática clínica com pacientes psicossomáticos a partir do referencial psicanalítico, e de Isso é Groddeck (Edusp, 1998), onde foram apresentadas as idéias germinais do primeiro autor a aplicar a psicanálise no tratamento de doentes orgânicos, Lazslo Ávila viu-se na necessidade de encontrar um modelo que permitisse ir além  da descrição dos sintomas psicossomáticos e de sua abordagem terapêutica, para buscar a compreensão da forma de construção desses sintomas, ou seja, sua gênese, desenvolvimento, e possível transformação.

        O eu e o corpo conta os resultados dessa pesquisa realizada na Universidade de Cambridge, Inglaterra, junto ao grupo liderado por German Berrios voltado para a análise dos processos de insight e monitoramento das funções corporais e mentais.

        Trata-se, pois, de uma contribuição original e cuidadosamente elaborada para o desenvolvimento técnico e teórico da abordagem psicoterapêutica do sofrimento humano, quando este toma por palco o corpo do sujeito.

Ver la sección libros de PsicoMundo

Para enviar a agenda de atividades de sua editorial,
ou qualquer outro tipo de informação, escreva a
brasil@psicomundo.com

PsicoMundo - La red psi en Internet