Voltar a la página principal de PsicoMundo Brasil
Lançamento de Livros

TPM - Tensão, paixão e mal-estar
A subjetivação de uma mulher em tensão pré-menstrual

Juçara Rocha Soares Mapurunga

        Eis que, num dado momento, um sujeito toma lugar como analisante no discurso do analista. É o que ocorre após o percurso de uma análise, quando ele volta ao discurso da histérica em posição de agente, mas agora como analisante na psicanálise em extensão. Segundo Phillipe Julien, esta passagem pode ser escrita assim:

         Da intensão à extensão, definindo essa diagonal como um passe: uma mudança de lugar da psicanálise: da intensão no discurso do analista à extensão no discurso da histérica.

        É disso que se trata neste trabalho da psicanalista Juçara R. S. Mapurunga, que, ao realizá-lo, torna-se passadora do novo que lhe "causou" na sua experiência do insconsciente, como analista e como analisante.

        TPM - Tensão, paixão e mal-estar: a subjetivação de uma mulher em tensão pré-menstrual é um trabalho original, fruto de um longo tempo de escuta clínica e articulações teóricas, sobre um tema muito pouco abordado pelos psicanalistas, sendo aqui tomado pela autora como uma das novas formas clínicas e expressão do sofrimento psíquico do sujeito contemporâneo que também é mulher, atingindo-o em sua problemática do feminino, e de um corpo em processo de constituição subjetiva.

        Através do estudo de um caso clínico utilizado como recurso para pensar a questão do corpo como instrumento capaz de produzir efeitos de subjetivação, a autora trás algumas questões que ao longo do texto tentará responder, como por exemplo: qual o lugar de um corpo em TPM no processo de constituição da experiência subjetiva de uma mulher? TPM, um recurso psíquico, uma solução de compromisso para lidar com a vida que é tensão permanente, já que as pulsões fazem obstáculo à plena satisfação do desejo? Enfim, a autora interroga as possibilidades da TPM, enquanto tensão, paixão de uma mulher, se constituir como lugar de marca de uma posição da feminilidade.

Antônia Pinto Camargo,
psicanalista, membro do Suposto - Associação Psicanalítica. Fotaleza-CE

Ver la sección libros de PsicoMundo

Para enviar a agenda de atividades de sua editorial,
ou qualquer outro tipo de informação, escreva a
brasil@psicomundo.com

PsicoMundo - La red psi en Internet