Voltar a la página principal de PsicoMundo Brasil
Crónicas

COLÓQUIO "2001, LACAN NO SÉCULO"

11 a 15 setembro em Cerisy-la-Salle (France)

O Colóquio 2001, Lacan no século, organizado pelos FORUMS DU CHAMP LACANIEN de 11 a 15 setembro em Cerisy-la-Salle, aconteceu enfim : 104 participantes no total e numerosos pedidos de inscrição que tiveram que ser recusados por causa da capacidade física da biblioteca onde se desenrolava as conferências e debates.

Jornadas de intensa atividade : 8 horas de trabalho cotidiano, 25 intervenções empenhadas em celebrar algumas das múltiplas facetas do gênio de Lacan. Pessoas provenientes de todas as regiões da França lado a lado com aquelas vindas da Argentina, do Brasil, dos Estados Unidos, da Espanha, da Bélgica, da Suíça, da Dinamarca. Membros dos Fóruns, claro, mas também psicanalistas pertencendo a outros grupos lacanianos. Filósofos, médicos, psicólogos, professores, escritores, pintores, críticos de arte, tradutores, cineastas. Uma atmosfera de convivência, e mesmo de amizade, grandemente facilitada pela qualidade do acolhimento que nos reservou todo o pessoal desse Centro cultural internacional herdeiro das famosas décadas de Pontivy, organizadas entre 1910 e 1939.

Era impressionante dizer-se que nesse belo castelo do século XVII, dominando os campos normandos, aconteceram, antes de nós e desde 1955, mais de 400 colóquios, com a presença efetiva, entre outras, de Roland Barthes, Yves Bonnefoy, Michel Butor, Helene Cixous, Umberto Eco, Martin Heidegger, Eugene Ionesco, Francis Ponge, Raymond Queneau, Alain Robbe-Grillet, Claude Simon, Rene Thom, Elie Wiesel - colóquios que proporcionaram mais de 250 publicações.

O mais surpreendente - e o mais encorajador - foi provavelmente o alto nível e a diversidade dos estilos de intervenção : cada um pôde dizer em seu domínio e a sua maneira, científico ou intuitivo, sóbrio ou lírico, o que Lacan lhe trouxe até aqui. Todos manifestaram até que ponto eles continuavam a ter necessidade de seu ensinamento e de sua ética, em tempos mais do que nunca sem fé nem lei. Seguramente para o centésimo aniversário de seu nascimento, Lacan, tão freqüentemente desconhecido e escandalosamente denegrido, recebeu em Cerisy uma homenagem digna desse nome.

Esperando a publicação das atas desses colóquio, participamos àqueles que não puderam assistir, a lista dos temas tratados e discutidos durante essas quatro jornadas.

QUARTA-FEIRA 12 DE SETEMBRO.

CLÍNICA I : Sessão da manhã animada por Françoise JOSSELIN e Stephanie GILLET :

LACAN E A POESIA : Sessão da tarde animada por Jean-Jacques GOROG e Patricia LEON :

QUINTA-FEIRA 13

CLÍNICA II : Sessão da manhã animada por Sol APARICIO et Luis IZCOVICH :

LACAN E A FILOSOFIA : Sessão da tarde animada por Francoise GOROG e Colette SOLER :

SEXTA-FEIRA 14

LACAN E A PINTURA I : Sessão da manhã animada por Jacques ADAM e Claude LEGER :

LACAN E A PINTURA II : Sessão da tarde animada por Elisabeth ADAM et Pierre BRUNO :

 SÁBADO 15

LACAN E A FILOSOFIA II : Sessão da manhã animada por Marc STRAUSS e Antonio QUINET :

LACAN E OS ESCRITORES : Sessão da tarde animada par Colette CHOURAQUI-SEPEL e Marie JEJCIC :

Louis Soler


Para enviar a agenda de atividades de sua instituição,
ou qualquer outro tipo de informação, escreva a
brasil@psicomundo.com

PsicoMundo - La red psi en Internet